Executando o HPL

Para executar o HPL no WCCS 2003 será preciso primeiramente compilá-lo, seguindo os passos descritos na seção Compilando Linpack no Windows.

Supondo que o HPL tenha sido compilado no nó principal em C:\scratch\hpl, copie os arquivos abaixo para a pasta C:\scratch
  1. xhpl.exe
  2. HPL.dat

O arquivo HPL.dat contém os parâmetros de configuração do Linpack. Estes parâmetros devem ser ajustados para extrair o máximo de desempenho do cluster. Isto só é possível após uma série de testes, e a seleção dos parâmetros será descrita mais detalhadamente em outra seção.

Será necessário compartilhar o diretório C:\scratch. Para isto, utilizando o Windows Explorer, clique no diretório com o botão direito do mouse e selecione Propriedades. Será exibida uma janela como a mostrada abaixo:

share1.jpg

Selecione a aba Sharing:

share2.jpg

Clique em Permissions:

share3.jpg

E permita que todos acessem o diretório sem restrições.

Em seguida será preciso instalar as bibliotecas BLAS em todos os nós de computação. No nosso caso foi utilizado o MKL (Intel Math Kernel Library). Isto é necessário pois o Linpack depende das bibliotecas dinâmicas para um desempenho otimizado pro processador. A instalação pode ser feita mais facilmente através do Remote Desktop, que pode ser acessado através do Compute Cluster Administrator, ferramenta disponibilizada com o Compute Cluster Pack. Caso o Linpack já tenha sido compilado, é possível utilizar a mesma licença que foi obtida para instalar o MKL no nó principal.

Após seguir os passos acima, basta submeter um trabalho ao escalonador do WCCS para executar o HPL. Isto pode ser feito de duas maneiras:
  1. Através da linha de comando
  2. Através do Compute Cluster Job Manager

Submetendo o HPL através da linha de comando

Abra um prompt e digite o comando abaixo:
job submit /numprocessors:P*Q /workdir:\\headnode\scratch /stdout:hpl.out /stderr:hpl.err mpiexec -wdir:\\headnode\scratch xhpl.exe

Sendo os parâmetros:
  • numprocessors a quantidade de processadores que se deseja utilizar (no nosso caso, 6. Isto será explicado mais detalhadamente depois)
  • workdir o diretório de trabalho, no nosso caso o nó principal se chama headnode
  • stdout o arquivo com a saída padrão
  • stderr o arquivo com a saída de erro

cmdjob1.jpg

Caso o trabalho tenha sido submetido com sucesso será possível ver seu status na tela do Compute Cluster Job Manager como running, como mostra a figura abaixo:

cmdjob2_ed.jpg

Submetendo o HPL através do Job Manager

Primeiramente, inicie o Job Manager e selecione File -> Submit Job, como mostrado abaixo:

ccjm1_ed.jpg

Em seguida, será preciso especificar os parâmetros do trabalho. Primeiramente defina um nome para ele, no nosso caso optou-se por HPL.

ccjm2.jpg

Na aba Processors será possível especificar a quantidade de processadores que se deseja utilizar. É possível escolher um número mínimo ou máximo. Selecionamos como o máximo o número de processadores disponíveis:

ccjm3.jpg

Na aba Tasks será incluido o programa que se deseja executar. Especifica-se um nome para a tarefa (no nosso caso, hpl1), e a linha de comando que será utilizada para executar a tarefa - mpiexec xhpl.exe. Em seguida, basta adicionar a linha clicando em Add.

ccjm4.jpg

Selecione a tarefa adicionada e clique em Edit.

ccjm5.jpg

Será possível modificar os parâmetros da tarefa. No nosso caso apenas preenchemos com os arquivos de saída e erro padrão, e com o diretório de trabalho.

ccjm6.jpg

É possível salvar esse modelo de submissão de trabalho como um Template. Isto poupa o trabalho de criar o mesmo modelo repetidas vezes caso seja preciso realizar uma série de submissões. Para isto basta clicar em Save As Template

Após terminar de preencher o formulário de submissão basta clicar em Submit para enviar o trabalho.

Referências

Using Microsoft Windows Compute Cluster Server 2003 Job Scheduler
http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=55929
Hands-On Lab - Building Intel High Performance Linpack Tool HPL to Windows Native Applications
http://archives.windowshpc.net/files/602/download.aspx
Porting Linpack to CCS - instructions and tools
http://www.windowshpc.net/Resources/Programs/ccs_Linpack_port.zip

Last edited Feb 28, 2008 at 5:24 PM by dfconrad, version 6

Comments

No comments yet.