Resultados do HPL no WCCS 2003

Esta seção apresenta os resultados obtidos até o momento da execução do Linpack no WCCS. Os testes foram realizados para verificar o comportamento anômalo constatado pelo grupo da USP que havia realizado os testes anteriormente. O processo de execução foi o seguinte:

Teste de melhor NB

  • O valor de P foi fixado em 1 e o valor de Q foi fixado no número de processadores
  • O valor de N foi fixado em 2000
  • O valor de NB variou de 72 a 110, de dois em dois

win_nb_2proc.JPG
win_nb_4proc.JPG
win_nb_6proc.JPG

Foi verificada uma queda no desempenho drástica ao aumentar o número de processadores de 2 para 4. A causa disso é que o HPL passa a se comunicar através da rede ao utilizar 4 processadores, e como a rede utilizada é uma rede Ethernet 100Mb/s (que não é otimizada para alto-desempenho), o desempenho acaba sendo prejudicado, pois o desempenho do HPL está diretamente relacionado à velocidade da rede.

O comportamento apresentado foi relativamente homogêneo, se comparado aos resultados obtidos nos testes executados pela USP (vide referência). Contudo, o ambiente utilizado foi um tanto diferente, o que pode justificar o comportamento menos irregular. Dentre as diferenças ressalto:
  • A versão do Windows utilizada
Foi utilizado o Windows Server 2003 Compute Cluster Edition, que é uma versão otimizada do Windows Server 2003 x64, ideal para criação do cluster com o CCP. A equipe da USP utilizou uma versão convencional do Windows Server, sem otimizações.
  • A rede utilizada
Nos testes da USP foi utilizada Gigabit Ethernet, e nos aqui apresentados, Fast Ethernet (100Mb/s).

Referências

Comparação do desempenho do High-Performance Linpack (HPL): Windows/Linux
http://www.pad.lsi.usp.br/joomla/index.php?optioncom_docman&taskdoc_download&gid69&Itemid89

Last edited Mar 18, 2008 at 4:06 AM by dfconrad, version 5

Comments

No comments yet.