Selecionando a Topologia do Cluster

Após instalar os hotfixes e o Compute Cluster Pack, e configurar o Active Directory, será possível selecionar uma topologia para o cluster. As topologias suportadas já foram descritas na seção Topologias de rede com suporte.

Ao reiniciar o computador após a instalação do CCP, surgirá uma tela como a apresentada abaixo:

ccp_screen.jpg

Deve-se selecionar a opção "Configura Cluster Network Topology"

Em seguida surgirá um menu com informações sobre o que será configurado. Clique em Next. Surgirá uma tela como a apresentada abaixo:

top1.jpg

Selecione a topologia desejada. No nosso caso, com um headnode com dois adaptadores de rede e os nós de computação com 1, selecionaremos a topologia apresentada na imagem. Em seguida, será preciso selecionar qual adaptador no nó principal será conectado à rede interna e qual à externa.

top2.jpg

No nosso caso, conectamos a placa Intel à rede publica, como apresentado acima, e a placa Realtek à rede privada, como mostra a imagem abaixo:

top3.jpg

Por fim, será necessário configurar o ICS, ou Internet Connection Sharing, que será responsável pelo compartilhamento da internet nos nós do cluster. Ele pode ser utilizado também para fornecer o IP às máquinas ao invés do DHCP, mas isso limita o número de nós do cluster a 250.

top4.jpg

Para concluir todas as operações clique em "Next" e depois em "Finish".

Referências

Microsoft® Windows® Compute Cluster Server 2003 and Linux Dual Boot

Last edited Jan 22, 2008 at 3:09 PM by dfconrad, version 3

Comments

No comments yet.